Quem dança, as preguiças e os males espanta!

Quem dança, as preguiças e os males espanta!

Com origem milenar, a dança é a mais antiga das artes atribuídas ao homem e continua atraindo muitos adeptos. A atividade faz bem ao corpo, à mente e à alma, é o que dizem especialistas

Por Adriano Zanni

Mário de Andrade, renomado poeta brasileiro, imortalizou em seus versos: “quando eu nasci, eu já dançava". Desde que se organizou socialmente, há mais de 10 mil anos, o homem inventou e aprimorou passos. A dança é a mais antiga das expressões artísticas humanas. Dela surgiram as representações teatrais e as formas de entretenimento coletivo, por exemplo.

Mas, o homem não começou a dançar apenas para se divertir. Ao contrário, a dança era uma atividade muito séria, uma cerimônia grupal de sentido mágico-religioso, um rito que permitia entender-se com as forças sobrenaturais, ou uma espécie de ensaio geral simbólico para a guerra. Não se tem notícia de povo algum, por mais primitivo que fosse, que não soubesse dançar.

Fato é que o tempo passou e a dança continua a coexistir entre nós. Pode mudar de nome, variar estilos, adquirir novos sentidos culturais, mas está sempre ali como elemento de integração social. Em Tóquio, Nova York, Paris e Rio de Janeiro dança-se conforme a música: do fox aos blues, do charleston ao rock, ao twist e a todas as modalidades surgidas com o iê-iê-iê. Mas, também dança-se o tango, o bolero, a rumba, o mambo, o cha-cha-cha e o samba - criações latino-americanas.

Após a febre da aeróbica nos anos 80, imortalizada pela atriz Jane Fonda, é bem verdade que as atividades de dança ou coreografadas deram lugar à cultura da malhação, desaparecendo das academias de ginástica. Porém, 30 anos depois, o que se vê é um movimento na contramão do culto exacerbado ao corpo, com um contingente cada vez maior de praticantes de exercícios físicos buscando atividades que equilibrem os lados físico, emocional e intelectual.

Resultado? A dança invadiu novamente as academias, os salões de baile e diversos outros espaços.

Para uma das mais renomadas professoras de dança do País, Tati Sanchis, as pessoas atualmente possuem necessidade de diversão por conta do dia a dia cada vez mais desgastante. “Uma atividade com música, dinâmica, divertida, que trabalhe a expressão corporal e relaxe é a melhor opção para quem deseja esquecer os problemas. Mas, precisa haver verdade na dança do professor para que se conquiste emocionalmente o aluno. A dança só pelo movimento não terá seu efeito principal e seu diferencial em relação às outras atividades se não transmitir emoção. É isso o que as pessoas buscam”, opina.

Queimando calorias
E essa canalização de energias ainda emagrece e melhora o condicionamento físico. A dança de salão, por exemplo, elimina cerca de 300 calorias em uma hora e meia de aula, dependendo da pessoa. Além disso, quem a pratica adquire flexibilidade, postura e força.

O street dance é outra opção para quem deseja colocar o corpo para emagrecer. Com coreografias inspiradas nas danças de rua, essa modalidade chega a queimar 500 calorias em uma aula. Entretanto, quem realmente faz sucesso nas academias, são os “ritmos variáveis”.

Essa modalidade, que contém aquelas músicas típicas da estação mais brasileira do ano, como funk, axé, forró, ritmos latinos, techno e hip hop, chega a queimar até 500 calorias por hora. E não é só isso. Quem pratica esse tipo de exercício, ainda ganha na parte mental. Isso por que as aulas são ótimas para memória, pois, fazem os integrantes decorarem as coreografias.

Visibilidade na mídia No mundo todo, cresce também a quantidade de realities shows que têm a dança como tema central da disputa. No Brasil, programas como Domingão do Faustão (Globo), Se ela dança, eu danço (SBT), entre outros, possuem quadros inteiros dedicados à atividade e com grande audiência.

Até mesmo o ballet clássico - que nada mais é do que o desenvolvimento e a transformação da dança primitiva desenvolvida pelo homem em suas origens para uma dança formada de passos diferentes, interligados, de gestos de figuras previamente elaborados para um ou mais participantes – ganhou novo fôlego nas academias com a exibição de Cisne Negro, filme estrelado por Natalie Portman, vencedora do Oscar de Melhor Atriz em 2011.

Jovens senhoras, que fizeram ballet há 30 ou 40 anos, têm retomado o hábito da dança, inspiradas pelo enredo da obra cinematográfica. “O aluno que dança se expressa melhor e domina seu corpo. Seu exercício é feito com prazer, o que diminui a possibilidade de desistência da atividade. Acredito que a dança enquanto atividade física pode crescer e conquistar um espaço ainda não explorado”, diz Tati Sanchis, que possui hoje 550 alunos matriculados em suas duas academias.

O que você precisa saber
1. A dança emagrece e modela o corpo porque é uma atividade física como outra qualquer, assim como ginástica localizada ou exercício aeróbico
2. A vantagem é que a dança é muito mais prazerosa do que os exercícios. Só que emagrecer dançando não é tão simples assim
3. Para que a dança seja uma atividade emagrecedora, deve ser feita por mais de 30 minutos, de forma contínua e com intensidade leve a moderada
4. Comece com 30 minutos de dança, duas ou três vezes por semana. Depois aumente o tempo para 40, 50 ou 60 minutos.Quando chegar nesse ponto, aumente o número de vezes durante a semana
5. Pessoas sedentárias não devem entrar de cara numa aula de hip hop ou de street dance, modalidades que exigem bastante esforço físico. O ideal é começar com algo mais leve, como a dança de salão

Promoções

Você Sabia?

compartilhe

Uma história de amor – Ela tem formato de cubo achatado e causa uma sensação deliciosa de amendoim esfarelando na boca. Adivinhou?

© 2012 Arcor. Todos os direitos reservados.